Palestra a 4ª Revolução do Empreendedorismo

O que é?

Já no começo desse século, começamos bem. Começamos colocando a tecnologia em serviço das pessoas. Em 2000 não tínhamos internet sem fio, quem dirá internet. Não tínhamos celulares acessíveis, nem bluetooth. Hoje, vivemos com coisas que não podemos viver mais sem, mas esquecemos que vivíamos sem essas coisas há 20 anos atrás.

O problema? Bom, da mesma maneira que a tecnologia facilitou as nossas vidas, ela apresenta dificuldades para todo mundo. Taxistas perderam os seus empregos para o Uber. Grandes redes de notícias perderam seus empregos para o whatsapp e Facebook. Vários fotógrafos surgiram pelo Instagram. Hotéis se desesperam com AirBnB. E a história continua.

Hoje, a IBM já faz testes com o Watson para acabar com a profissão de advogados e profissionais do direito. Contadores estão com seus dias contados. Administradores foram substituídos por planejamentos estratégicos. E agora?

O que vai ser do seu emprego daqui 10 anos? E daqui 20 anos? Quando todas as cirurgias forem feitas por robôs, muito mais infalíveis que médicos? Quando todos os prédios forem projetados por computadores, muito melhores que engenheiros e arquitetos? O que vai ser da sua empresa nesses próximos 10, 20 anos?

Objetivo

Criar nas pessoas um senso de que empreender é a única saída para ser um funcionário melhor, e para ter uma carreira melhor. Isso além de ser mais fácil do que parece, e que se trata de apenas uma mudança de mentalidade. Além disso, com essa palestra eu mostro que existem vários jeitos de fazer as coisas de maneira diferente, e que todos, empresas e funcionários, precisam abraçar riscos se quiserem crescer.

Conteúdo

Começamos com uma introdução ao que é a 4ª revolução industrial, fazendo uma linha do tempo desde a primeira delas. Depois, nós criticamos os paradigmas antigos de gestão e planejamento, que foram feitos para mundos antigos, onde as pessoas conseguiam prever o futuro e tudo era mais estável.

Depois disso, vamos para alguns exemplos do que está acontecendo no Brasil, e respondemos porque alguns empregos não vão durar até 2030. E é por esse motivo que precisamos ser empreendedores.

Falando em empreendedorismo, eu explico que não se trata de abrir uma empresa. Mas sim de fazer coisas novas, de tentar jeitos diferentes. O empreendedorismo é uma disciplina e uma mentalidade, acontece no longo-prazo, não quando se abre um cnpj.

Para empreender, entretanto, não podemos pensar só na grana, só na nossa parte, só no que nós vamos ganhar com isso. Para empreender, precisamos começar com um “por que”. Esse propósito é o que diferencia empreendimentos frustrados daqueles que tem sucesso.

Resultado Esperado

Essa palestra não é uma palestra motivacional. É, na verdade, uma palestra para abrir os olhos das pessoas.

Você pode esperar, sim, maior incidência de empreendedorismo nas empresas e por parte de quem escuta. Isso acontece porque eu falo a verdade, e não mentiras convenientes e maquiadas.

Empreendedorismo é benéfico para todo mundo – para quem empreende, para quem está ao redor do empreendedor, e para quem está acima dele.

Empreendedorismo é benéfico para as empresas, porque desengessa as ideias e processos, e dá novas interpretações para uma realidade que ainda desconhecemos.

Formatos

Essa palestra é ideal para auditórios cheios. Nesse formato, a palestra dura 1.30h

Entretanto, preciso te dizer que meu hábito de professor adora uma sala de aula. Então eu faço versões de “workshop” dessa palestra, com durações 4×1 (4h em um dia), ou de 4×3 (4 horas em três dias, totalizando 12 horas). Mais interação, mais discussão, e as pessoas podem sair de lá com ideias prontas para colocar em prática no dia seguinte. Se a sua empresa tá com dificuldade de inovar, eu quero resolver o seu problema.

Quer mais detalhes?

Clique aqui para a gente conversar!