Uma carta aberta àqueles atrás de sucesso

Sucesso é uma substância bem inefável, quase fenomenológica. Para você, o que é sucesso? Como conseguir sucesso?

Sucesso pode ser financeiro, pode estar relacionado à família, à inteligência, à carreira… Sucesso pode estar ligado à sua posição hierárquica onde você trabalha, ou ainda o número de filhos que você tem. Cada um tem uma própria definição de sucesso.

Mas eu acho que, muito provavelmente, a sociedade inteira tá focando na coisa errada. Sempre dizem pra gente ser bem sucedido, e sempre disseram que devemos perseguir o sucesso, assim como o cachorro corre atrás do gato.

Porra cara, estamos redondamente enganados. Isso é uma cilada, Bino.

Com sucesso na cabeça, acabamos por tomar decisões erradas e egoístas. Afinal, para você ter sucesso, outros tem que fracassar, não é? Ou, pelo menos, você tem que ser melhor que os outros. O fato é que nem todos podem ter sucesso na cadeia alimentar do mercado. Existe o leão e a gazela, assim como existe o CXO e o gerente.

A própria etimologia da palavra “sucesso”, aquele que vem depois na sucessão do reino, exclui os outros, e dá uma impressão de coisa inata, ligada ao (argh) talento.

Seria extremamente mais fácil se todo mundo pensasse em puro crescimento ao invés de pensar em sucesso.

Crescimento é democrático e independente, enquanto o sucesso é exclusivo e inato. Crescimento é fruto do esforço, enquanto o sucesso é fruto do talento.

Se você pensa em ter sucesso, provavelmente está tentando impressionar alguém. Você provavelmente está pensando em provar algo para alguém. Sucesso te traz o rótulo de especial, de superior.

Se você pensa em crescimento, é mais provável que encare essa jornada com outros olhos. Crescimento é mútuo. É evolução. É o que fazemos como humanos desde que começamos a plantar. É trabalho duro, dedicação, esforço e sangue.

Nosso objetivo nunca foi ter sucesso. Nosso objetivo sempre foi crescer. É muito mais fácil encarar a vida através dessa lente.

Se você quer crescer, eu tenho certeza que posso te ajudar. Clique aqui!

REFERENCIAS

Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. Random House Incorporated.

Duckworth, A. (2016). Grit: The power of passion and perseverance. Findaway World LLC

Photo by Johnson Wang on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s