Presta Atenção!

Você já pensou como você toma decisões? Você já pensou em como o seu chefe toma as decisões? Você já pensou em como seus funcionários tomam decisões? E se eu te falasse que tem uma coisa importante pra caralho que vc tá deixando de lado?

Pois é. Um cara chamado William Ocasio (1997, 2011, 2018) descobriu que estamos fazendo uma grande cagada nas organizações.

A gente fica muito preso a livros como o Personal MBA, a planejamentos estratégicos, a balanced scorecards, e a murais de “to do lists” e metas para bater.

Mas a grande maioria das pessoas faz esse tipo de coisa sem pensar no porquê.

Sejamos bem francos, na verdade, a maioria das pessoas e organizações faz esse tipo de coisa porque todo mundo faz, e fica feio se não fizer.

Mas o Ocasio chega pra mudar a porra toda e indagar. Cara, por que a gente faz isso?

E a resposta dele é genial, bicho.

Desde pequeno, seus pais, seus avós, e seus professores falam pra você prestar atenção nas coisas. PRESTE ATENÇÃO!, dizia o professor do primário.

Essa é a resposta do Ocasio. Preste a porra da atenção.

A atenção é o recurso mais valioso que temos nas organizações.

No que a sua organização está prestando atenção? Em crescer ou em não diminuir? Em ganhar mais mercado ou não perder o que já tem? Em ganhar mais grana ou em não reduzir o que já tem?

Pois é, dependendo da sua resposta à pergunta anterior, você consegue saber o futuro da tua organização. A atenção é tipo um preditor para o que vai acontecer lá na frente.

Pense, se o seu diretor está prestando atenção em não diminuir de tamanho, ou em não perder mercado, você automaticamente está negligenciando o crescimento. E vice-versa. Mais um dos paradoxos organizacionais.

Assim como você não consegue assistir um jogo da copa, trabalhar, e ler um livro ao mesmo tempo, as organizações não conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Aí a importância do foco, do foco de atenção da sua organização.

E se eu te disser que a atenção dos tomadores de decisão da sua organização pode ser facilmente manipulada?

Faz o seguinte. Teste em você mesmo. Pegue um livro chato, mas importante. Tipo o artigo do Ocasio aqui embaixo. Qualquer um deles. Eles são importantes pra caralho para o seu futuro, e dão uma visão bem diferente de gestão do que vc tá acostumado.

Esse tipo de coisa não ensinam na faculdade, puta merda….

Abra o PDF. Coloque o computador no seu colo, e ligue a televisão.

Porra, eu aposto quanto você quiser que vc vai se perder na leitura, que a televisão vai roubar a sua atenção, e vc invariavelmente vai acabar cagando para o Ocasio – apesar de ele ser muito mais importante pra você e para o seu futuro do que o jogo.

Nos próximos posts a gente vê como que vc pode mudar a atenção do seu gestor para fazer a sua organização crescer, ao invés de lutar pra não diminuir!

REFERÊNCIAS

Ocasio, W. (1997). Towards an attention-based view of the firm. Strategic management journal, 187-20

Ocasio, W. (2011). Attention to attention. Organization Science22(5), 1286-1296

Ocasio, W., Laamanen, T., & Vaara, E. (2018). Communication and attention dynamics: An attention‐based view of strategic change. Strategic Management Journal39(1), 155-167

Kaufman, J. (2011). The personal MBA: A world-class business education in a single volume. Penguin UK

Clegg, S. R., da Cunha, J. V., & e Cunha, M. P. (2002). Management paradoxes: A relational view. Human relations55(5), 483-503

Photo by Niklas Hamann on Unsplash


Gostou desse post?

Porra, então vc vai amar os insights exclusivos que eu mando por email!

 

 

 

Um comentário em “Presta Atenção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s