Abrir um negócio pela grana?

Empreendedorismo é uma coisa bem legal, cara. 90% das pessoas que eu conheço, e das histórias que ouvi, abriram um negócio por um dos seguintes três motivos:

  • Grana
  • Gosto Pessoal
  • Ausência de Chefe

Hoje quero falar da grande cagada que dá abrir um negócio por grana.

Tem dias que a gente se acha o superhomem, capaz de quebrar qualquer obstáculo, transpor qualquer barreira, e bater de frente com o Mike Tyson.

Porra, não digo que isso não seja sensacional. Isso é maravilhoso, cara. Isso mostra que tua vida tá indo pra frente, essa injeção de auto estima e auto confiança é uma sensação do caralho!

O problema é que você olha para uma oportunidade de negócio de fora achando que tudo vai ser muito fácil, porque você é o fodão da sua área.

Você subestima violentamente o trabalho que uma coisa vai dar com a tua puta autoconfiança, e invariavelmente quebra a cara quando percebe que fodeu – você não vai conseguir.

Claro, como eu falo muito de produtividade aqui também, não posso deixar de te encorajar, cara. Vá em frente, dê a cara a tapa, e leve muito soco.

Mas faça como o Cardone (2011) aconselha. Pense que tudo o que você quer fazer vai dar 10x mais trabalho pra você.

Geralmente a gente coloca objetivos muito grandes na nossa frente. Dá medo. E medo é um bom preditor de que você ta fazendo a coisa certa. Se você tá com medo, mano, é porque você tá no caminho certo, então vá em frente.

Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, desmereça o que vem pela frente, subestime um mercado, um empreendimento, ou o acaso. Tenha certeza que tudo que parece muito fácil, não é tão fácil assim.

E se você entrou nessa jornada por causa da grana, bicho… Tá fodido. Jamais, nenhuma compensação financeira vai fazer você vestir as calças e enfrentar tudo.

Abrir uma empresa é foda, é ruim, é desconfortável, é massacrante, é deprimente, é um chute no saco. Eu tenho certeza que todos que fazem isso por dinheiro, não aguentam um minuto de sparring com as incertezas, acasos, e dedos nos olhos que todo empreendedor leva.

REFERENCIAS

Cardone, G. (2011). The 10X rule: the only difference between success and failure. John Wiley & Sons.

Kaufman, J. (2011). The personal MBA: A world-class business education in a single volume. Penguin UK.

Duckworth, A., & Duckworth, A. (2016). Grit: The power of passion and perseverance. Findaway World LLC.

Photo by Olga DeLawrence on Unsplash

 

2 comentários em “Abrir um negócio pela grana?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s