Empreendedorismo é uma coisa bem legal, cara. 90% das pessoas que eu conheço, e das histórias que ouvi, abriram um negócio por um dos seguintes três motivos:
- Grana
- Gosto Pessoal
- Ausência de Chefe
Hoje quero falar da grande cagada que dá abrir um negócio por grana.
Tem dias que a gente se acha o superhomem, capaz de quebrar qualquer obstáculo, transpor qualquer barreira, e bater de frente com o Mike Tyson.
Porra, não digo que isso não seja sensacional. Isso é maravilhoso, cara. Isso mostra que tua vida tá indo pra frente, essa injeção de auto estima e auto confiança é uma sensação do caralho!
O problema é que você olha para uma oportunidade de negócio de fora achando que tudo vai ser muito fácil, porque você é o fodão da sua área.
Você subestima violentamente o trabalho que uma coisa vai dar com a tua puta autoconfiança, e invariavelmente quebra a cara quando percebe que fodeu – você não vai conseguir.
Claro, como eu falo muito de produtividade aqui também, não posso deixar de te encorajar, cara. Vá em frente, dê a cara a tapa, e leve muito soco.
Mas faça como o Cardone (2011) aconselha. Pense que tudo o que você quer fazer vai dar 10x mais trabalho pra você.
Geralmente a gente coloca objetivos muito grandes na nossa frente. Dá medo. E medo é um bom preditor de que você ta fazendo a coisa certa. Se você tá com medo, mano, é porque você tá no caminho certo, então vá em frente.
Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, desmereça o que vem pela frente, subestime um mercado, um empreendimento, ou o acaso. Tenha certeza que tudo que parece muito fácil, não é tão fácil assim.
E se você entrou nessa jornada por causa da grana, bicho… Tá fodido. Jamais, nenhuma compensação financeira vai fazer você vestir as calças e enfrentar tudo.
Abrir uma empresa é foda, é ruim, é desconfortável, é massacrante, é deprimente, é um chute no saco. Eu tenho certeza que todos que fazem isso por dinheiro, não aguentam um minuto de sparring com as incertezas, acasos, e dedos nos olhos que todo empreendedor leva.
REFERENCIAS
Cardone, G. (2011). The 10X rule: the only difference between success and failure. John Wiley & Sons.
Kaufman, J. (2011). The personal MBA: A world-class business education in a single volume. Penguin UK.
Duckworth, A., & Duckworth, A. (2016). Grit: The power of passion and perseverance. Findaway World LLC.
Photo by Olga DeLawrence on Unsplash
2 comentários em “Abrir um negócio pela grana?”