4.0 e Universidades.

Eu sou um árduo defensor das universidades. Por universidade entenda as instituições de ensino que fazem pesquisa, ensinam, e servem a sua comunidade.

E eu defendo a universidade por entender que as organizações dependem dela, a cada dia mais.

Estava lendo o livro do Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, sobre a revolução 4.0. Cara, eu acho que você devia se aproximar da tua tela pra ler o que eu vou falar agora.

Pensa assim. Há uns 10 anos atrás, você tinha que ir pra faculdade. Por que? Bom, só pra estudar alguma coisa e ser alguém na vida. Tem gente que pensa assim até hoje. Tem gestores, diretores, gerentes, executivos que ainda pensam assim.

Quando eu falo que fiz um mestrado, o pessoal das indústrias me olham com um preconceito academicista. Claro, o pessoal da academia não entende os problemas reais da vida das indústrias, comércios, e demais organizações. A academia está longe do nosso dia-a-dia, a universidade só tem louco discutindo o sexo dos anjos e se eles fazem sexo, etc.

Daí eu penso, porra. É por isso que o Brasil tá nessa merda. Primeiro temos um governo de merda que já fode com tudo. Depois, a iniciativa privada não enxerga a universidade como um parceiro, pelo contrário, desce o pau em pesquisadores porque não entende a porra da pesquisa.

Pelo amor de Deus. Leia. Leia tudo que você puder. Se aventure em uma leitura mais difícil, eu te ofereço isso aqui, nas referências. Vá fazer uma pós, um mestrado, um doutorado. Vá estudar. Tudo isso pra não virar, nunca, um executivo arrogante que só porque ele “tá há trinta anos no negócio” acha que sabe mais do que o resto do mundo e anda sozinho.

A indústria 4.0 vai chegar, cara, e esse tipo de CEO, de diretor, não vai mais ter vez. Esse tipo de CEO vai se foder muito, porque ele vai querer ficar no que ele sempre fez, vai querer se limitar à zona de conforto dele, e vai levar a empresa dele abaixo – junto com ele e com uns 100 funcionários. Ele vai foder com a vida de 100 famílias, bicho.

Se você não estudar, vc tá fodido também. Pense que hoje ainda temos empregos manuais. Em 20 anos, frangos serão cortados à laser, a manufatura será cada vez mais independente de humanos, e provavelmente um iPhone poderá fazer o trabalho de um funcionário de chão de fábrica. Motorista é uma profissão com extinção programada. A impressora 3D vai foder com MUITAS indústrias. Então bicho, ou você estuda, ou vai ficar sem o que fazer.

Daí, quando isso acontecer, o diretor vai pedir arrego pra universidade e para os acadêmicos com o rabinho entre as pernas. Isso se a empresa dele ainda estiver de pé.

REFERÊNCIAS

Schwab K. The fourth industrial revolution. Crown Business; 2017

Kerr, C. (2001). The uses of the university. Harvard University Press

Christensen, C. (2013). The innovator’s dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Harvard Business Review Press.

Photo by Brina Blum on Unsplash

3 comentários em “4.0 e Universidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s